FONOAUDIOLOGIA

A formação em fonoaudiologia permite ao fonoaudiólogo atender do recém-nascido ao idoso em inúmeros sintomas.

No Espaço Vínculo, nossas fonoaudiólogas possuem ênfase na infância, tratando pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), alterações e atrasos de fala/linguagem, síndromes (por ex. a Síndrome de Down), inadequações na motricidade orofacial (ex. pessoas que respiram pela boca) dificuldades de leitura e escrita, dislexia, além de trabalharem com intervenção precoce auxiliando no desenvolvimento infantil. Todo atendimento é individualizado e elaborado com cuidado respeitando as particularidades de cada indivíduo.

Psicologia

O espaço de psicoterapia/psicanálise pode ser encarado como um lugar especial de escuta, onde o psicoterapeuta/analista acompanha o analisando em seu processo, sobretudo no que se refere ao movimento de entrar em contato com os conteúdos (inconscientes) que fogem da compreensão do sujeito, mas que acabam por influenciar em sua forma de agir, pensar e sentir.

Trata-se de um espaço - de escuta e fala - que pode ser ocupado por todos sujeitos e em qualquer idade, pois cada um tem sua forma única de expressar e comunicar seus desejos, anseios, medos e sintomas.

Desta forma, a psicoterapia está ao alcance daqueles que se propõe a pensar sobre si e sobre suas angústias.

Normalmente, em psicoterapia infantil, os atendimentos envolvem em parte a escuta dos pais como forma de compreensão e orientação em relação à criança. Já a criança é escutada, geralmente, de forma presencial.

Adolescentes e adultos, podem ser atendidos em ambas modalidades. Sobretudo de forma online quando vivem em cidades, estados ou países diferentes.

PSICOPEDAGOGIA

A Psicopedagogia é uma área de estudo interdisciplinar, ou seja, utiliza-se de diversos conhecimentos para entender a forma como a aprendizagem humana acontece ou como não acontece.

A atuação psicopedagógica interventiva investiga as razões pelas quais o sujeito não aprende e a partir disso estabelece a estratégia de intervenção com o intuito de possibilitar uma melhora significativa nas habilidades essenciais para que o processo de ensino/aprendizagem aconteça de forma mais satisfatória possível. É importante ressaltar que o espaço psicopedagógico deve prioritariamente evidenciar as potencialidades do atendido, levando em consideração suas dificuldades e limitações, mas tendo como objetivo sanar as lacunas existentes a partir daquilo que o sujeito consegue fazer. O fazer psicopedagógico tem como objetivo principal, tornar o sujeito autor principal da sua história com o saber.